Esdras e João

       A Bíblia Online, ao apresentar os livros de Esdras e João; transmite, a meu ver, uma semelhança entre estes dois autores, ao apresentar o seu propósito: O retorno a seu Deus. A salvação em Jesus Cristo.

               O maravilhoso texto abaixo é o primeiro parágrafo da apresentação dos livros de Crônicas por Bíblia Online.

Sobre Esdras:

“Segundo a tradição judaica, o livro de 1ª Crônicas foi escrito por Esdras com o objetivo de resgatar a história do seu povo, descrevendo os acontecimentos históricos em ordem cronológica. Esse resgate da história seria um meio de voltar aos ensinamentos e adoração a Deus após o tempo em que o povo passou no cativeiro na Babilônia.”

                O texto mostra o zelo de Esdras, ao apresentar a história numa tentativa de localizar o povo e levá-lo ao conserto com Deus. Bendito seja nosso Deus que nos ensina a importância de conhecer os começos, não para chorar sobre o leite derramado, mas para situar nossa vida. E nos colocar   diante Dele como um sacrifício vivo, com arrependimento. Glorificá-LO por Sua sentença, e aguardar Sua redenção como disse Jó:

Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra.” Jó 19: 25.

           Penso que assim buscava Esdras, o conserto com seu Deus, pois o contexto em que viviam agora, era o exílio. E os sobreviventes, os que se humilharam sob a potente mão de Deus, não foram abandonados pelo Senhor. Este, antes lhes enviou instruções e promessas, como envia ainda hoje a quem ouvir:

Porque o SENHOR Deus é sol e escudo; o SENHOR dá graça e glória; nenhum bem sonega aos que andam retamente.” Salmos 84: 11.

 Sobre João:                                                           

           Abaixo o parágrafo do texto, pela Bíblia Online, ao apresentar o livro de João. O quarto evangelho, mostra seu empenho em apresentar Jesus Cristo, a um povo descrito como: “ovelhas sem pastor.”

“João teve como principal missão apresentar Jesus Cristo como sendo o Filho de Deus e O Próprio Deus, portanto, Ele é apresentado sem genealogia, pois não tem início e nem fim. Tudo isso para que as pessoas viessem a crer nEle como o Salvador, tendo, assim, a vida eterna e o Seu amor.

            Em João dezesseis, verso vinte e um, está escrito:

A mulher, quando está para dar à luz, tem tristeza, porque a sua hora é chegada; mas, depois de nascido o menino, já não se lembra da aflição, pelo prazer que tem de ter nascido ao mundo um homem.”

Esta palavra nos mostra que não existe vitória sem luta. Pois seria como construir sobre a areia.

            Como Esdras aponta para a necessidade do conserto do homem com seu Deus. João relembra a nós, as palavras de Jesus quando mostra que para gerar vida neste mundo passaremos por aflições, dores e tristezas.

            Se quisermos o Reino, é necessário abrir a vida ao arrependimento, à Cruz do Senhor. Ele já abriu o caminho para nós, mas é nosso dever e deleite conhecer Sua Palavra. É nossa função: remover a pedra para ver a Sua Glória.

 

Referencias:

Bíblia Sagrada,

https://www.bibliaonline.com.br/ara/1cr : 23 de julho de 2024.

https://www.bibliaonline.com.br/ara/jo: 24 de julho de 2024.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog